Milhares de veículos estão irregulares no estado

Mora no Rio de Janeiro e tem algum veículo? Se a resposta for sim, então se prepare para realizar o pagamento do IPVA 2019 RJ. Esse imposto incide sobre alguns proprietários de veículos. Quer saber como ficar em dia com os seus pagamentos? Acompanhe as informações sobre o IPVA 2019 RJ.

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, incide sobre todos os proprietários de veículos automotores como automóveis comuns, caminhões, ônibus, caminhonetes, aeronaves, alguns tipos de embarcações, entre outros. Neste artigo, reunimos as principais informações para que você se mantenha em dia com a justiça e não tenha problemas

Mora no Rio de Janeiro e tem algum veículo? Se a resposta for sim, então se prepare para realizar o pagamento do IPVA 2019 RJ. Esse imposto incide sobre alguns proprietários de veículos. Quer saber como ficar em dia com os seus pagamentos? Acompanhe as informações sobre o IPVA 2019 RJ.

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, incide sobre todos os proprietários de veículos automotores como automóveis comuns, caminhões, ônibus, caminhonetes, aeronaves, alguns tipos de embarcações, entre outros.

Neste artigo, reunimos as principais informações para que você se mantenha em dia com a justiça e não tenha problemas em circular com o seu veículo nas vias públicas do Rio de Janeiro e do Brasil todo.

Isenção IPVA 2019

Alguns veículos recebem a isenção do pagamento do IPVA. Isso significa que você, proprietário desses veículos, não precisa pagar por esse imposto. Para saber se o seu veículo está isento, veja essa lista a seguir:

  • Veículos pertencentes a partidos políticos;
  • Veículos automotores devidamente adaptados a portadores de deficiência física;
  • Veículos usados para transportar passageiros mediante a cobrança de tarifa, que utilizam ou não utilizam taxímetro;
  • Veículos utilizados oficialmente pelo Corpo de Bombeiros para combater incêndios;
  • Veículos que pertençam a instituições de ensino ou assistência social;
  • Veículos utilizados por instituições religiosas;
  • Veículos fabricados há pelo menos 15 anos.

Valor e Guia de Pagamento

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro é quem determina o valor do IPVA 2019 RJ. Esse valor sofre alterações todos os anos, pois o seu cálculo é feito com base nas alíquotas do estado e o valor venal do seu veículo com base na tabela FIPE 2019.

Para você consultar o valor e emitir a sua guia de pagamento do IPVA, caso tenha perdido a sua guia, é muito simples. Veja como proceder:

  • Acesse o site do Detran clicando aqui;
  • Digite os números da placa e do RENAVAM do seu veículo;
  • Clique em “Consultar veículo”.

O valor arrecadado com a cobrança desse imposto serve para diversas melhorias no município. Veja quais são:

  • Melhoria no asfalto;
  • Pintura e conservação da faixa de pedestre;
  • Implantação de radares e semáforos;
  • Melhoria de infraestrutura em todas as rodovias da região.

Como Realizar o Pagamento

O pagamento do IPVA 2019 RJ poderá ser realizado à vista ou parcelado em até 3 vezes sem juros e sem desconto. O pagamento à vista em cota única recebe um desconto de 10%.

Depois de ter a sua guia de pagamento nas mãos, basta se dirigir até uma agência do Banco do Brasil ou das Casas Lotéricas.

Conheça a Tabela do IPVA

A tabela com as datas de pagamento do IPVA 2019 RJ ainda não foi divulgada. A função desta tabela com o calendário de pagamento é informar aos proprietários de veículos quando eles deverão pagar o imposto.

A tabela é muito fácil de entender. Nela, você pode observar o número final da placa do seu veículo e as datas em que esse imposto deve ser pago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *