Programa do Governo oferece Bolsa de Estudos no Primeiro e Segundo Semestre

Os estudantes que pretendem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 para concorrer às vagas em instituições públicas poderão conferir aqui tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2019 Primeiro Semestre.

O Sisu seleciona desde 2010 estudantes para as vagas de Universidades e Institutos Estaduais e Federais de todo o país. Atualmente quase que a totalidade das vagas em institutos públicos é oferecida através do Sisu.

Para poder participar do Sisu 2019 Primeiro Semestre os candidatos devem primeiramente participar do Enem 2018, que será realizado em todo o país no final e outubro.

A única condição que elimina o candidato de participar do Sisu é zerar a prova da redação do Enem, mas claramente é preciso obter uma boa média geral para estar acima da nota de corte e ser aprovado.

As inscrições do Sisu 2019 Primeiro Semestre estarão disponíveis na segunda metade de janeiro, após a divulgação dos resultados do Enem.

Os interessados deverão acessar o do sistema, que é o único meio de se efetuar inscrição, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2018. Em caso de perda será possível recuperar estes dados através do site oficial do exame (Veja o passo a passo sobre como se inscrever no Sisu 2019).

Cronograma Primeiro Semestre

Como já informamos acima, as inscrições poderão ser efetuadas entre a segunda metade do mês de janeiro exclusivamente no site oficial do sistema.

Conforme prevê a Lei de Cotas, de agosto de 2012, em 2019 pelo menos 50% das vagas deverão ser reservadas aos cotistas (Saiba mais sobre Cotas no Sisu 2019).

A primeira chamada será realizada no início de fevereiro e os estudantes pré-selecionados deverão efetivar matrícula nos dias seguintes, mediante apresentação dos documentos do Sisu 2019 nas instituições para as quais foram aprovados.

Os estudantes que não forem selecionados poderão solicitar participação na Lista de Espera. Aqueles que forem selecionados apenas para a segunda opção de curso também poderão participar da lista, independente se efetuaram matrícula.

A lista de espera será utilizada pelas instituições para convocações posteriores, com objetivo de preencher vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais novidades sobre o Sisu 2019 Primeiro Semestre. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *